You are here

Festival Imigrarte: festa, debate e cultura contra o preconceito

Cartaz do Festival. Clica para ampliarA partir desta sexta-feira, 1 de Maio, até Domingo, realiza-se a terceira edição do Festival Imigrarte, em Lisboa, estendo-se também a Almada e Cascais. A entrada é gratuita em todos os eventos e são esperados mais de 250 artistas imigrantes e vários debates, filmes, festas e workshops, para "ajudar a combater preconceitos".  

"Queremos promover a interacção entre a população imigrante e a portuguesa, valorizando a arte e a cultura que os povos imigrantes transportam, sempre na perspectiva do resgate dos direitos da cidadania", disse à Lusa Timóteo Macedo, da Associação Solidariedade Imigrante, que organiza o festival em colaboração com a Casa do Brasil. Um dos objectivos da inciativa é precisamente "promover o contacto entre todos ajuda a combater preconceitos".

O Imigrarte arranca sexta-feira às 20h, com a exibição do filme "Bab Sebta" - que retrata as penosas viagens feitas por milhares de imigrantes africanos para tentarem chegar à Europa - seguido de um debate, na Casa do Brasil, em Lisboa.

O Festival conta ainda com uma festa Árabe, uma Balcânica e outra Ucraniana - com comida, música e filmes -, apresentações de grupos de dança, uma exposição de pintura, fotografia e escultura, workshops de dança e actividades para crianças.

A festa de encerramento está marcada para as 17:00 de domingo no Martim Moniz, com teatro e muita música. Vê aqui toda a programação.

Termos relacionados Sociedade