You are here

Ferreira Leite fez parte de "asfixia democrática", diz Ana Drago

Ana DragoA deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, recordou que Manuela Ferreira Leite integrou governos onde se sentia um ambiente de "asfixia democrática", nomeadamente os de Cavaco Silva. Ana Drago reagiu assim às declarações da líder do PSD, que disse que o principal problema da sociedade portuguesa é a "asfixia democrática". Para a deputada bloquista, a entrevista mostrou que "as pouquíssimas propostas apresentadas pelo PSD são muitíssimo perigosas".

 

"A doutora Manuela Ferreira Leite fez parte de governos no tempo do professor Cavaco Silva em que se percebeu exactamente o que significava asfixia democrática e portanto vejo com alguma surpresa que seja Manuela Ferreira Leite a falar da questão nestes termos. Lembramo-nos bem do fechamento do país, do assalto ao aparelho de Estado por parte do PSD nos tempos do cavaquismo, não nos esquecemos", disse Ana Drago à agência Lusa.

A deputada bloquista disse que a entrevista à líder do PSD mostrou que "não tem um programa de Governo, não apresenta um programa de Governo e as pouquíssimas que tem apresentado são muitíssimo perigosas, nomeadamente a que a doutora Manuela Ferreira Leite comentou, que é a diminuição da Taxa Social Única. Em Portugal, o problema do modelo de desenvolvimento e da economia é haver salários baixos, não é reduzindo os custos do trabalho ainda mais que vamos conseguir melhorias no tecido económico".

Para a dirigente do Bloco, esta medida iria "reduzir a capitalização da segurança social e portanto obviamente diminuir aquilo que já são as fraquíssimas pensões e reformas dos portugueses". Anan Drago criticou ainda Ferreira Leite por "fazer a apologia de um Estado mais leve", algo que iria "pôr todas as pessoas que não sejam pobres de pedir a pagar a sua própria saúde e a educação dos seus filhos. Todas essas propostas não respondem à crise e são muitíssimo perigosas", concluiu.

Interrogada sobre a inclusão de António Preto nas listas do PSD, Ana Drago lembrou que "a crítica não vem só dos outros partidos" e que Pacheco Pereira já considerou que a decisão é uma ferida aberta. "Quando a doutora Ferreira Leite diz que há valores muito sérios na política que têm de ser respeitados perdeu toda a credibilidade quando fez essas escolhas", concluiu Ana Drago.

Termos relacionados Política