You are here

Exportações de armamento aumentam na Alemanha

A metralhadora alemã MG-34, famosa pelas suas aparições em filmes de guerra, tem quase 70 anos de idadeUma nota de imprensa distribuída pela organização alemã Conferência Conjunta Igreja e Desenvolvimento, as autorizações de exportação de armamento de fabrico alemão subiram em 2007 para 8,7 mil milhões de Euros, o que representa um crecimento de 13% relativamente a 2006. Grande parte destas armas foram vendidas a países em situação de conflito.

Texto de João Alexandrino Fernandes

 

Segundo uma nota de imprensa distribuída pela organização alemã Conferência Conjunta Igreja e Desenvolvimento, as autorizações de exportação de armamento de fabrico alemão subiram no ano de 2007 para o valor de 8,7 mil milhões de Euros, o que representa um crecimento de 13% relativamente ao ano de 2006, em que tinham sido autorizadas exportações no valor de 7,7 mil milhões de Euros.

Preocupante é ainda o facto de, deste total, terem sido autorizadas exportações em grande escala para países que se encontram envolvidos em situações de conflito violento, quer se tratem de situações de conflito interno, quer se tratem de conflitos com outros países ou em que outros países também estejam envolvidos.

Entre os clientes das exportações alemãs encontram-se o Afeganistão, Índia, Israel, Nigéria, Paquistão e Tailândia. É também de registar o facto de uma grande parte destas exportações, representando mais de 20% do seu total, se efectuar para países em via de desenvolvimento.

Termos relacionados Internacional