You are here

Execução de Saddam Hussein

ENFORCADO À PRESSA
Sadam EnforcadoO ex-presidente do Iraque Saddam Hussein foi enforcado hoje de madrugada em Bagdade, segundo confirmou Maryem Al Rais, assessora do primeiro-ministro iraquiano. “Em boa hora para todos os iraquianos, o criminoso foi executado”, disse Al Rais. O conselheiro de Segurança Nacional, Muafaq al Rubaí, revelou que Saddam “não teve medo e não resistiu”. Conhecem-se poucos detalhes, mas a execução foi filmada. O presidente Bush saudou o enforcamento do seu antigo aliado, como “mais um passo para a democracia”. 

O enforcamento de Saddam dá-se apenas quatro dias depois do Supremo Tribunal Iraquiano ter confirmado a sentença de morte.
Segundo informações de funcionários iraquianos os outros condenados à morte no mesmo processo não foram enforcados ainda, segundo Al Rubaí, “só o criminoso foi”. As outras sentenças de morte contra Barzan e Aud, sob custódia das tropas Norte Americanas, serão aplicadas após a festa muçulmana do Sacrifício.
O presidente dos Estados Unidos George Bush garantiu que o enforcamento de Saddam Hussein era “um passo para a democracia”.
A filha de Saddam Hussein pediu que o pai fosse enterrado no Iémen até que o pai pudesse ter um enterro “num Iraque livre”.
Teme-se um surto de violência e revolta nas zonas sunitas. Nos primeiras horas da manhã, um carro bomba produziu 30 mortos na cidade chiita de Kufa.

 

Termos relacionados Internacional