You are here

Ex-administradores da PT levam 9,7 milhões em indemnizações

ptO relatório e contas da Portugal Telecom revela o montante das indemnizações aos ex-administradores executivos da empresa: 9,7 milhões de euros foi quanto receberam Horta e Costa, Carlos Vasconcellos Cruz, Iriarte Esteves e Paulo Fernandes por não terem renovado o contrato com a PT no ano passado. A justificação para as indemnizações milionárias é a cláusula que impede estes administradores de se passarem para a concorrência até dois anos após a saída. Na actual administração essa cláusula também está em vigor. Ou seja, quando chegar o fim do mandato, cada um dos administradores enquadrados por este regime vai ganhar o equivalente a dois anos de salários. A notícia avançada pela edição de hoje do DN adianta ainda que dois dos ex-administradores da PT contemplados com a indemnização, Iriarte Esteves e Horta e Costa, pediram a reforma antecipada. No entanto, este último exerce actualmente as funções de administrador do Banco Espírito Santo de Investimento. Também o presidente não-executivo, Ernâni Lopes, foi indemnizado em 967 mil euros por não ter visto o seu mandato renovado desde que Henrique Granadeiro assumiu as presidências executiva e não-executiva da PT.

A próxima Assembleia geral da EDP vai aprovar novas regras de remunerações. O salário bruto do presidente do conselho de administração executivo será fixado em 600 mil euros por ano. Mas se a empresa cumprir as metas fixadas pela administração, o presidente (actualmente António Mexia, ex-ministro de Santana Lopes) pode duplicar esse salário ao fim do ano. E ainda, no fim do mandato de três anos, ganhar um prémio suplementar de mais 600 mil euros, caso a EDP consiga atingir 90% dos objectivos fixados. Tudo somado, dá 4,2 milhões.

Uma diferença neste regime em relação ao que vigorava até aqui é o pagamento em dinheiro do prémio no fim do mandato, deixando de ser feito em acções da empresa. Os restantes membros da administração da EDP podem receber até 3,36 milhões, 80% do salário de António Mexia.

Termos relacionados Sociedade