You are here

Euro e petróleo batem recordes

pas.jpgO euro atingiu novo máximo na sua cotação face ao dólar e o preço do petróleo continua a alcançar novos máximos, aproximando-se rapidamente dos 100 dólares por barril. Um relatório da Agência Internacional de Energia conclui que as necessidades energéticas mundiais aumentarão em cerca de 50% até 2030. O euro tem continuado a sua tendência de valorização face à moeda norte-americana, tendo chegado ontem ao valor de 1,4557 dólares, o valor mais elevado desde que foi introduzida a moeda única europeia. A crise no mercado imobiliário norte-americano é apontada como a principal causa desta desvalorização da moeda dos Estados Unidos.

Por outro lado, o preço do petróleo continua a bater sucessivos recordes, aproximando-se rapidamente dos 100 dólares. Hoje, o petróleo está a ser transaccionado a 98 dólares por barril, continuando a tendência ascendente que começou após a invasão do Iraque.

Um relatório da Agência Internacional de Energia salienta que as necessidades energéticas mundiais aumentarão em cerca de 50% até 2030, caso não sejam tomadas medidas para inverter a situação.
Segundo o relatório, o crescimento das economias da China e da Índia serão os principais responsáveis por este aumento. Para inverter a situação, a Agência sugere a implementação de medidas para reduzir o consumo energético e para produzir energia a partir de fontes renováveis.
 

Termos relacionados Internacional