You are here

EUA: Redes de TV suspendem séries devido à greve dos guionistas

Piquete de greve em frente aos estúdios da Universal. Foto flickr de k4kafkaAo entrar na sua segunda semana, a greve dos guionistas dos EUA está a forçar as redes de TV a alterar toda a sua programação, já que as populares séries de TV  tiveram a produção interrompida por falta de guiões. Entretanto, a Screen Actors Guild (SAG), que representa os actores, advertiu os estúdios em relação às condições para a suspensão ou despedimento dos actores devido à greve.

 

A primeira grande vítima da greve já é a popular série 24. A Fox confirmou que decidiu adiar indefinidamente a estreia da série de 24 episódios, que apresentaria o sétimo mais importante dia da vida do indomável agente Jack Bauer, protagonizado pelo actor Kiefer Sutherland. Os produtores da série têm guiões para oito episódios, mas a Fox prefere adiar a estreia do que deixar os fãs das aventuras de Jack Bauer e do ressuscitado Tony Almeida em suspenso.

A ABC já desistiu de estrear a nova série Cashmere Mafia, que devia começar em 27 de Novembro, mas ainda espera lançar uma temporada de apenas oito episódios de Perdidos. A maioria das sitcoms já chegou ao fim, seguindo o que também ocorreu com os talk shows. Quem ganha são os reality shows, que não precisam de guiões e podem assim disputar as audiências com mais facilidade.

Os guionistas de Hollywood estão em greve para receber uma pequena parcela dos lucros dos estúdios com as edições em DVD e a comercialização das séries e programas de TV via Internet. Não faziam uma greve há 20 anos, e todos esperam que o braço-de-ferro com os produtores demore muito tempo.

A Screen Actors Guild (SAG) advertiu as produtoras que estavam a pôr os actores em licença sem vencimento que não o podem fazer. A guilda dos actores disse que as produtoras:

. ou mantêm os actores na série e pagam o salário completo;

. ou suspendem os actores com metade do salário por até cinco semanas, depois do que os despedem e perdem a exclusividade do seu trabalho, ou voltam a pagar-lhes o salário completo;

. ou despedem os actores, mas garantem a recontratação quando a produção regressar.

Ontem, os membros da Guilda de Escritores anunciaram que vão levar os filhos para os piquetes de greve na área de Los Angeles, em apoio ao movimento.

Leia também:
Greve dos guionistas nos EUA já afecta talk shows  

Termos relacionados Internacional