You are here

EUA: hospital militar degradado provoca demissão

walter_reedFrancis Harvey, secretário do Exército dos EUA, demitiu-se na sexta-feira devido ao escândalo do hospital militar Walter Reed, no subúrbio de Washington, que se encontra em péssimas condições, infestado de ratos, baratas, e mofo.
A denúncia fora feita pelo Washington Post há duas semanas. O hospital trata militares americanos que combateram no Iraque e no Afeganistão, e é um dos de maior movimento.

A Demissão de Harvey é a segunda ligada ao caso do hospital. Há três dias, o secretário da Defesa demitiu o general George Weightman, oficial encarregado da administração do hospital.

O secretário da Defesa, Robert Gates, disse que Harvey tinha reunuciado, mas fontes oficiais disseram ao abrigo do anonimato que Gates despediu o secretário. "Estou desapontado por verificar que algumas pessoas no Exército não avaliaram correctamente a gravidade da situação de atendimento no Walter Reed", disse Gates.

As revelações da existência de instalações degradadas e longas esperas para que militares feridos fossem atendidos caíram como uma bomba na administração Bush, numa altura em que a Casa Branca tenta contrariar a queda abrupta de apoio à guerra no Iraque. O Walter Reed era considerado um dos mais importantes hospitais militares do país.

Termos relacionados Internacional