You are here

Estudantes manifestam-se

GREVES E MANIFESTAÇÕES NO SECUNDÁRIO
BELAS-ARTES FECHADA

Manifestação de estudantes do secundário - Foto da LusaCentenas de estudantes estão hoje a fazer greve e a manifestar-se contra as aulas de substituição e os exames nacionais em diversos pontos do país, Lisboa, Oeiras, Queluz, Setúbal, Lousã, Porto. Em Lisboa concentraram-se na Av. 5 de Outubro, junto ao ministério da educação, e no Porto na Av. dos Aliados. A Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa está encerrada e os estudantes impedem o acesso ao interior da faculdade, protestam contra as péssimas condições do edifício.

Centenas de alunos de escolas secundárias de Oeiras fazem greve às aulas e manifestaram-se contra as aulas de substituição e os exames nacionais. Segundo disse à Lusa um jovem da Comissão de Luta e Defesa dos Estudantes da Escola Camilo Castelo Branco, cerca de 400 alunos de várias escolas concentraram-se às 8h junto à Escola Camilo Castelo Branco em Carnaxide, seguiram para Linda-A-Velha e depois vieram para Lisboa, onde se concentraram na Av. 5 de Outubro junto ao ministério da educação. Os estudantes protestam contra as aulas de substituição, que consideram “completamente desajustadas”, protestam também contra os exames nacionais e as más condições de instalações e materiais. Reivindicam ainda um novo regime de vagas no Ensino Superior e educação sexual nas escolas.

Em Queluz 200 estudantes concentraram-se em frente à escola Alberto Neto em protesto contra as aulas de substituição, os “numerus clausus” e a segurança na escola. Em Setúbal 200 estudantes da Escola Secundário D. João II manifestaram-se junto ao Governo Civil em protesto contra as aulas de substituição. Na Lousã os alunos da escola secundária da Lousã fizeram greve e manifestaram-se junto à Câmara.

No Porto manifestaram-se na Av. dos Aliados. Um estudante da Plataforma de Associações de Estudantes do Distrito do Porto disse à agência Lusa que estudantes dos concelhos do Porto, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim fazem greve e manifestações contra as aulas de substituição. Exigem também a redução do número máximo de alunos por turma para 20, a redução dos programas escolares, a melhoria de instalações, educação sexual nas escolas e o fim do limite de vagas no acesso ao Ensino Superior.

Os estudantes da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, no Chiado, estão fizeram greve e impediram o acesso ao interior do edifício. O protesto é contra as péssimas condições do edifício que data do Séc. XVIII. A maioria dos professores e trabalhadores concorda com o protesto, parte dos quais também se concentrou à porta e não tentou entrar no edifício.

Termos relacionados Sociedade