You are here

esquerda europeia debate a cidade

cidade_e_caosDepois da iniciativa de há ano e meio sobre as questões da imigração, o Grupo da Esquerda Unitária, em colaboração com o Bloco de Esquerda, promove agora outra conferência sobre o tema da exclusão, centrada no espaço da cidade. Para Miguel Portas, deputado no parlamento europeu, as cidades devem saber «dar resposta aos problemas da exclusão e da pobreza». Para debater sobre as alternativas foram convidados «especialistas de diversas áreas com um vasto trabalho teórico mas que se vão debruçar sobre casos concretos». A conferência "A Cidade é de [email protected]" começa hoje às 17h no ISCTE (em Lisboa). Veja aqui o programa do encontro.
As questões da exclusão, da divisão do espaço urbano e da identidade serão abordadas na sexta-feira à tarde. O debate será introduzido por Isabel Guerra, professora de sociologia urbana. Miguel Portas sublinha que em foco vão estar as «políticas nacionais de habitação».

No Sábado serão debatidos os serviços públicos e o ambiente, bem como a integração e a identidade cultural. O cruzamento entre urbanismo e sustentabilidade vai ser analisado com estudos de caso na área metropolitana de Lisboa, nomeadamente na «relação entre os centros históricos das cidades e a sua malha urbana», com a cidade de Sintra em destaque.

Em foco vai estar também a cidade brasileira de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, «a partir das suas experiências de Orçamento Participativo e planeamento urbano, principalmente em relação aos serviços de saúde». No último painel, a temática da integração e identidade cultural será introduzida por Tariq Ramadan, especialista em islamismo e estudos árabes, analisando-se as realidades inglesa e francesa.

 

Termos relacionados Política