You are here

Espanha registou a sua primeira contracção económica em 15 anos

Imobiliária esteve em grande expansão em Espanha na última décadaUm relatório divulgado pelo Banco de Espanha revelou que o PIB espanhol desceu 0,2% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao valor alcançado no trimestre anterior. Foi a primeira vez que este fenómeno aconteceu nos últimos 15 anos, A crise internacional, a redução da procura interna e a "profunda correcção" no sector da construção civil foram motivos adiantados para explicar o problema.

 

Mesmo com vários anos de expansão económica, contas públicas com saldo positivo e um sector bancário aparentemente imune aos problemas de liquidez que têm afectado a banca europeia e mundial, a economia espanhola revelou este trimestre um abrandamento do seu crescimento.

De facto, segundo um relatório divulgado esta semana pelo banco central espanhol, o PIB gerado em Espanha decresceu 0,2% entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.

O relatório assinala ainda "a intensa correcção da actividade no sector da construção e a queda no valor acrescentado na indústria". De resto, muitos trabalhadores portugueses têm perdido os seus postos de trabalho na construção civil espanhola.

Segundo os critérios generalizadamente aceites, um país encontra-se em recessão económica quando regista uma evolução negativa do PIB em dois trimestres consecutivos.

Termos relacionados Internacional