You are here

Espírito Santo inaugura maior torre de Luanda

Torre Escom, a mais alta de Luanda, é inaugurada nesta Terça feira por Ricardo Salgado e José Eduardo dos SantosÉ inaugurada, nesta Terça feira, a maior torre de Luanda, propriedade da Escom, do Grupo Espírito Santo (GES). Ricardo Espírito Santo Salgado, patrão do grupo, estará presente na inauguração, esperando-se que José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, também compareça. A torre tem 102 metros de altura, 24 andares e localiza-se no bairro Kinaxixi.


O edifício começou a ser construído em 2005, tem uma vista privilegiada sobre a Baía de Luanda e representa um investimento de 92 milhões de euros. A torre terá uma área de habitação de luxo, dividida por 11 apartamentos com uma área total de 6.800 metros quadrados.

Recorde-se que Bob Geldorf, em Maio de 2008, quando acusou o governo angolano de ser criminoso (ler notícia no esquerda.net), denunciou que "as casas mais ricas do mundo estão a ser construídas em Luanda" e que "são mais caras do que em Chelsea ou Park Lane", dois bairros ricos de Londres.

A Escom é uma empresa do Grupo Espírito Santo, criada em 1993, que detém empresas e investimentos em África, nomeadamente em Angola, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo e na África do Sul. Segundo o Jornal de Negócios desta Terça feira, a Escom investiu até ao momento cerca de 645 milhões de euros e tem projectos em carteira que ascendem a 951 milhões de euros.

Segundo o mesmo jornal, a Escom investe em Angola nas áreas do imobiliário e do petróleo, tendo comprado este ano uma participação de 2,5% no bloco 18, localizado em águas profundas.

O presidente da Escom, Hélder Bataglia, afirma que pretende reforçar o peso na indústria petrolífera, tendo revelado ao jornal que a empresa está a participar em dois concursos para a prospecção e exploração de petróleo em terra, um em Angola e outro no Congo.

Termos relacionados Sociedade