You are here

Equador adere à ALBA

A Alba pretende promover maior integração económica na América LatinaRafael Correa está esta quarta feira na Venezuela para formalizar a adesão do Equador à Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), um bloco económico onde também estão a Bolívia, Nicarágua e Cuba. A ALBA surgiu em resposta à ALCA (Aliança de Livre Comércio para as Américas), uma proposta dos EUA hoje abandonada.

 

A partir desta quarta feira, o Equador passará a ser o quinto país a integrar a ALBA, juntando-se à Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Cuba. Outros países da América Latina poderão ainda vir a integrar este bloco económico, como o Paraguai ou o Peru.

A ALBA surgiu como resposta à ALCA, uma aliança proposta pelos Estados Unidos para reforçar o comércio e as relações económicas no continente americano, que entretanto acabaria por não se concretizar.

A ALBA pretende constituir-se como um bloco económico de países da América, com vista à criação de  um espaço de cooperação que reforce as relações entre os seus membros e contribua para o desenvolvimento da região.

Uma das iniciativas previstas pela ALBA é a criação do Sucre, um sistema de compensação monetária que poderá ser o embrião de uma futura moeda comum. A criação de um banco regional de desenvolvimento é outra das aspirações da ALBA.

  

Termos relacionados Internacional