You are here

Enriquecimento de urânio

IRÃO APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA NEGOCIAR
larijani060822O Irão anunciou estar disposto a iniciar imediatamente conversações sérias sobre a proposta de incentivos oferecidos por seis potências para congelar o seu programa de enriquecimento do urânio. O chefe das negociações por parte de Teerão, Ali Larijani, disse que propôs uma nova fórmula para resolver a questão. Ainda não são conhecidos detalhes do que significa essa nova fórmula, mas aparentemente não inclui a suspensão do programa de enriquecimento de urânio. 

 

O Irão tinha anunciado que iria dar hoje uma resposta aos representantes das seis potências - França, Reino Unido, Rússia, China e EUA (as cinco com poder de veto no Conselho de Segurança), mais a Alemanha. O Conselho de Segurança da ONU deu a Teerão um prazo até o dia 31 para que a suspensão do programa de enriquecimento de urânio seja concretizada; o Irão considera essa prazo ilegal.

Uma fonte disse que o Irão deu uma resposta completa a todas as questões colocadas. Mas o Irão terá acrescentado algumas perguntas a serem respondidas.

O representante da política externa europeia, Javier Solana, disse que o documento iraniano é extenso e requer uma análise cuidadosa e detalhada.

O conselheiro para assuntos internacionais do Organismo de Energia Atómica do Irão, Mohamed Saidi disse que, na resposta, o Irão pede que o Conselho de Segurança renuncie à condição pévia de suspensão do enriquecimento do urânio, mas reafirma o desejo de continuar o diálogo. Saidi disse ainda que a resposta do Irão será um princípio para o reinício das negociações e para um acordo final.

Termos relacionados Internacional