Enfermeiros: Hoje há manifestação nacional e greve

Enfermeiros manifestam-se a 12 de MaioOs enfermeiros realizam esta terça-feira - Dia Internacional do Enfermeiro - uma manifestação nacional e uma greve. A manifestação está marcada para as 14.30 horas em Lisboa e a greve será nos turnos da manhã e da tarde. Com estas acções, os enfermeiros protestam contra o actual processo de renegociação das carreiras.

A manifestação nacional e a greve foram convocadas para 12 de Maio, pela Comissão Negociadora dos Sindicatos de Enfermeiros (CNESE) que acusou o Ministério da Saúde de na reunião de negociação realizada a 7 de Maio ter recuado em algumas das propostas já acordadas com a CNESE.

As propostas do ministério para os enfermeiros representam, uma desqualificação e real abaixamento dos salários. Aos enfermeiros o ministério propõe um ordenado de 1.200 euros, tabela inferior a carreiras semelhantes de licenciados na função pública. Por exemplo, os inspectores recebem 1.400 euros e os professores 1.500, segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões.

Segundo a sindicalista, o ministério propõe dez posições remuneratórias, mas ninguém atingirá o topo da carreira, uma vez que "para isso são necessários 50 anos de exercício profissional". Na proposta do ministério, o valor da posição de topo é de 2.694 euros, pouco mais do que auferem actualmente com 27 anos de trabalho.

Esta greve é a terceira desde o início do ano. Na anterior, no final de Abril, 77% dos trabalhadores aderiram à paralisação e os sindicatos esperam uma elevada adesão para 12 de Maio.

Termos relacionados Sociedade