You are here

Empresa com lucros atira 200 para o desemprego

A Ara especializou-se no calçado femininoA multinacional alemã Ara, uma das maiores fabricantes mundiais de calçado feminino, decidiu encerrar a unidade que detinha em Vila Nova de Gaia, deixando cerca de 200 trabalhadores no desemprego. Em 2008, a Ara Shoes Portuguesa obteve lucros de 863 mil euros. A empresa mantém apenas a unidade de Seia em funcionamento, com 400 trabalhadores.  

Depois de ter encerrado, há cerca de três anos, a unidade que possuía em Avintes, que empregava 600 pessoas nos seus melhores anos, a Ara decidiu agora extinguir a produção na unidade vizinha de Pedroso (Vila Nova de Gaia), deixando no desemprego perto de 200 trabalhadores. No total, esta multinacional chegou a ter em Portugal 1800 trabalhadores, restando neste momento os 400 trabalhadores da unidade de Seia.

E também em Seia os trabalhadores receiam perder o emprego Há quatro meses, 35 trabalhadores desta unidade foram despedidos.

Segundo o Jornal de Negócios, a Ara Shoes Portuguesa teve no ano apssado uma facturação de 52,3 milhões de euros (mais 2,7% que no ano anterior) e lucros de 863 mil euros (menos 44% que em 2007).

No seu programa eleitoral, que já conta com mais de 150 mil downloads, o Bloco de Esquerda propõe a proibição de despedimentos nas empresas com lucros (páginas 47 e 48).

Termos relacionados Sociedade