You are here

"Emprego para a vida é conceito obsoleto" diz Cavaco

Cavaco incentiva os jovens a desistir de procurar empregos estáveisNo âmbito da Semana Global Empreendedorismo 2008, Cavaco Silva defendeu que o o conceito de emprego para a vida se torna cada vez mais "obsoleto". O Presidente da República considera que dadas as novas formas de funcionamento dos mercados e das relações de trabalho, os jovens devem ser incentivados a trocar a estabilidade de um emprego pelo risco do empreendedorismo.  


A mensagem de Cavaco Silva foi enviada às entidades organizadoras da Semana Global Empreendedorismo 2008, iniciativa que começou esta segunda-feira em Lisboa e que decorre em simultâneo em mais de 50 países, relata a Agência Lusa.

"Num tempo em que o conceito de emprego para a vida se torna cada vez mais obsoleto e em que o funcionamento dos mercados e das relações de trabalho se alteram profundamente, o empreendedorismo ganha novas razões para se desenvolver e frutificar", referiu Cavaco Silva.

O presidente da República desvalorizou a importância de um emprego estável e incentivou os jovens a abandonar esse objectivo. "Ainda poucos trocam a previsível estabilidade de um emprego, ainda que mal remunerado, pela iniciativa própria com hipótese de maiores compensações"

"Precisamos de aceitar que o fracasso é, muitas vezes, parte integrante do processo de aprendizagem necessário para chegar ao sucesso", sublinhou ainda o Presidente da República

Cavaco Silva terminou a sua mensagem com um rasgado elogio à semana do empreendedorismo. "Trata-se de uma excelente oportunidade para enaltecer valores tão importantes como a auto-confiança, a perseverança e a vontade de construir e de vencer, valores esses que, também pela minha parte, tenho procurado promover junto dos jovens portugueses".

Termos relacionados Política