Eleições para CT da PT Comunicações

PT ComunicaçõesDecorreram, esta semana, as eleições para a Comissão de Trabalhadores da PTC. Concorreram duas listas. A lista A encabeçada pelo actual coordenador da CT, Francisco Gonçalves, juntava destacados activistas do PCP e do PS. A lista B era encabeçada pela bloquista Albertina Matias e juntava outros activistas sindicais. Os primeiros resultados dão 8 mandatos à lista A e 3 à lista B e são considerados positivos pelo blog umasobandeira que expressa as opiniões da lista B. A confirmarem-se, pois ainda faltam contar os votos por correspondência, será a maior votação de sempre numa lista alternativa à maioria, que controlava a CT com 10 mandatos em 11. O blog uma só bandeira foi criado no início de Janeiro de 2007 por um grupo promotor de uma lista à CT da PTC, com o lema: "Uma só Bandeira, a dos Trabalhadores". A criação do blog e o manifesto que divulgou mostram alguma lufada de ar fresco pouco habitual nos activismos sindicais.

O manifesto salientava cinco pontos: defesa do serviço público e oposição às OPA's sobre a PT; por uma CT que "ganhe a opinião pública para o lado dos trabalhadores"; por uma CT forte e mais democrática ("A justeza das atitudes não é medida pela "radicalite aguda" com que se escrevem os comunicados. A justeza das posições implica dinamização dos trabalhadores, democracia e participação de base."); por uma CT que "construa unidade e que não seja usada em guerras entre sindicatos"; e por uma CT que "abra as portas aos contributos de todos e todas".

Segundo o referido blog, as eleições foram convocadas com quase 4 meses de atraso e só depois da lista A ter feito a sua própria lista. Mesmo assim, na maior parte dos locais de trabalho não foi divulgada a convocatória das eleições, pelo que os trabalhadores não souberam do prazo de entrega de listas.

A polémica prosseguiu com a rejeição de 6 listas às sub CTs dos Açores apresentadas pelo projecto "uma só bandeira, a dos trabalhadores", o que foi considerado ilegal pela lista B. Apesar de tudo, a lista B conseguiu candidatar-se a 18 sub CTs. Os Açores foram uma das regiões onde a lista B saiu vencedora.

Termos relacionados Sociedade