You are here

Eleições norte-americanas

VITÓRIA DOS DEMOCRATAS
presidente_ee_uu_george_w_bushOs democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes e estão a dois senadores de ganhar a maioria do senado, podendo fazê-lo, caso ganham dois estados em que ainda não se conhece o vencedor . Pela primeira vez, desde 1994, os republicanos perderam o controlo da câmara baixa do congresso. Os democratas ganharam pelo menos 15 lugares da Câmara dos Representantes nas eleições legislativas parciais que se realizaram terça-feira, segundo as previsões das principais estações televisivas. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, mostrou-se desiludido com o resultado. Várias sondagens eleitorais realçaram que estas eleições funcionaram como um referendo sobre a guerra do Iraque, e que 60% dos eleitores desaprova a condução da guerra feita pela administração norte-americana.

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, afirmou que estes resultados não eram os esperados.
Nestas eleições, estavam em disputa 435 lugares da Câmara dos Representantes, 33 dos 100 lugares do Senado e 36 dos 50 governadores.
Segundo as sondagens À boca das urnas realizadas pelas principais cadeias de televisão norte-americanas os democratas conquistaram 219 lugares, contra 180 dos republicanos.
No Senado, ainda é possível no limite, que os democratas conquistem a maioria, para tal teriam que conquistar Missouri, Montana e Virginia.
Os democratas mostraram-se muito satisfeitos com os resultados eleitorais. A congressista da California Nancy Pelosi, líder dos democratas na Camera dos Representantes e que provavelmente sera a primeira mulher a presidir essa camera, afirmou que “esta noite era uma grande vitória para os americanos” e que os democratas têm um claro mandato para fazer mudanças, acrescentando que não se pode persistir no “rumo catastrófico no Iraque”.

 

Termos relacionados Internacional