You are here

Eleições locais no Irão

PESADA DERROTA PARA AHMADINEJAD
ahmadinejadlusa061211A oposição ao presidente iraniano venceu as eleições para poder local. Mahmoud Ahmadinejad sofreu uma pesada derrota em quase todo o país. A vitória foi dos conservadores moderados e os reformistas conseguiram um bom resultado. Muitos analistas pensam que terá de alterar a sua política externa para se concentrar nos graves problemas económicos internos.

A vitória foi dos candidatos ligados aos conservadores moderados. Também os reformistas conseguiram um bom resultado e os aliados do presidente não terão garantido mais do que vinte por cento dos conselhos locais. 
Em Teearão os candidatos apoiados pelo presidente da Câmara Mohammed Bagher Qalibaf, um conservador moderado, ganharam sete dos quinze lugares. Os reformistas ficaram com quatro e os apoiantes Ahmadinejad elegeram apenas três. Um independente, antigo campeão olímpico de luta livre, foi o 15º eleito.
Este é o primeiro teste à popularidade do presidente que em Junho de 2005 foi eleito contra todas as expectativas. O líder dos reformistas, Saeed Shariati, considerou este resultado como um «grande não» a Ahmadinejad e seus aliados. «Este voto popular quer dizer que o povo não apoia a política de Ahmadinejad e quer mudança», disse o dirigente da Frente Islâmica Iraniana para a Participação.
Os resultados para a eleição dos membros da Assembleia de Sábios, aquele que é, tradicionalmente, o órgão de poder mais conservador do Irão, que conta com a presença de 86 membros do clero e que acompanha e escolhe o sucessor do chefe religioso, líder supremo do Irão, foi também desfavorável a Ahmadinejad. O antigo presidente, Hashemi Rafsanjani, conseguiu forte apoio.

Termos relacionados Internacional