"Ela uma vez" regressa nas 1001 Culturas

Cláudia Andrade é a intérprete deste espectáculo baseado nos textos de sete poetisas lusófonas. O espectáculo teatral concebido e interpretado por Cláudia Andrade, e que se baseia nos textos de sete poetisas lusófonas, regressa a Lisboa no dia 5 de Julho às 22h30, integrado na iniciativa 1001 Culturas. As palavras de Adélia Prado, Adília Lopes, Ana Hatherly, Ana Luísa Amaral, Elisa Lucinda, Marina Colasanti e Natália Correia são o ponto de partida para esta viagem ao universo feminino.

O espectáculo esteve em cena no Teatro Mundial em Outubro passado, integrado no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, e estrutura-se numa linha temporal que se divide em quatro grandes "idades da mulher": a infância - o estrear da voz, os jogos, as sombras e a imaginação; a juventude - o despertar da sensualidade, o amor, a experimentação do feminino; a idade adulta – transformação, reflexão, a passagem do tempo; e a velhice – despojamento, morte e o desvanecer do corpo.

Trata-se de "um encontro da poesia com o teatro, com a música e com as artes plásticas, na busca de uma linguagem própria e de uma dramaturgia visual que privilegia a expressividade do corpo, do gesto e do movimento", disse a actriz na apresentação do espectáculo em Outubro.

Sendo um tributo às poetisas e à poesia em língua portuguesa, as diversas faces destas vozes femininas são cultivadas no dialogo de um processo criativo onde se cruzam também diferentes linguagens artísticas. Teatro, música, artes plásticas, vídeo e animação fundem-se e mesclam-se na busca de uma linguagem própria e de uma dramaturgia visual que privilegia a expressividade do corpo, do gesto e do movimento.

Cláudia Andrade é actriz desde 1993, e trabalhou com Trigo Limpo teatro ACERT, com o Teatro da Cornucópia, Teatro do Morcego, Théatre de la Mezzanine, Compania La Puerta, Companhia Jordi Bertrán e Quarto Período – O do Prazer.

Termos relacionados Política