You are here

Economia portuguesa terá queda de 3,7% este ano

Crise. Foto de salvez, FlickRA Comissão Europeia reviu mais uma vez em baixa as previsões para a economia portuguesa. O Produto Interno Bruto deve contrair-se em 3,7% (a previsão de Janeiro era de -1,6%) e o desemprego chega perto de 10% em 2010. O défice orçamental, bandeira do governo Sócrates, deve disparar este ano para 6,5%.

A Comissão prevê que a recessão se prolongue ainda pelo ano de 2010, com uma queda do PIB de 0,7% no próximo ano. As previsões sombrias apontam para uma tendência decrescente do consumo privado, devido ao fraco rendimento do trabalho, com "os índices de desemprego a atingir altas históricas". A tendência para o baixo consumo deve-se manter em 2010, diante da previsível subida das taxas de juros nesse ano, que "reduzirá o rendimento disponível à luz dos relativamente altos rácios de dívida, o que vai assim dificultar a despesa dos lares".

A Comissão prevê igualmente uma queda do investimento, devido às perspectivas sombrias e à lucratividade degradada. As exportações vão cair, devido à redução da procura externa, e as importações igualmente serão reduzidas devido à baixa de consumo. O peso do serviço da dívida externa portuguesa deve subir em 2010, devido também à previsível alta das taxas de juros.

A Comissão prevê um desemprego de 10% em 2010, acompanhado de moderação salarial, e as finanças públicas devem deteriorar-se, com o défice a subir dos 2,6% de 2008 para os 6,5% em 2009, com a dívida pública a chegar aos 81% do Produto Nacional Bruto em 2010.

A Comissão prevê que a economia europeia tenha uma queda do PIB de 4% este ano e uma descida de 0,1% no ano que vem no conjunto dos países da União Europeia, e a mesma variação na Zona Euro.

Termos relacionados Sociedade