You are here

Dois anos depois, Nova Orleães ainda sofre com o abandono

katrina.jpgO segundo aniversário da passagem devastadora do furacão Katrina pela cidade americana de Nova Orleães é assinalado hoje por manifestações de protesto que pretendem chamar a atenção para o grau de abandono a que a cidade foi votada pelas autoridades. Há dois anos, o furacão inundou 80% da cidade e matou mais de 1600 pessoas nos estados de Louisiana e Mississippi. Foi o pior desastre natural da história dos Estados Unidos.

Os manifestantes vão desfilar até à praça Congo, lugar histórico onde os escravos celebravam a sua cultura. Acompanhados por bandas de jazz, vão denunciar o abandono a que a cidade permanece votada e dizer que o governo não cumpriu as promessas de ajudar os habitantes a regressar às suas casas.

"O povo está zangado e quer mandar uma mensagem aos políticos para lhes dizer que quer que façam mais e mais depressa", disse à agência Associated Press o pastor baptista Marshall Truehill.

No Hospital Charity, vai ser inaugurado um memorial e um mausoléu que irá abrigar os restos das mais de 100 vítimas que nunca foram identificadas.

Para Robert Smallwood, um escritor de Nova Orleães, a cidade tem vindo a sofrer uma morte lenta. "Em Nova Orleães, não se pode escapar. São más notícias todos os dias."

O presidente George W. Bush também decidiu passar a efeméride em Nova Orleães, para prometer a ajuda que for necessária à reconstrução. "Esta grande cidade vai levantar-se outra vez", disse. Mas, desde a catástrofe, é apenas a segunda vez que o presidente se desloca ao local.

A imprensa anuncia hoje que Bush vai pedir ao Congresso mais 50 mil milhões de dólares para gastar na guerra do Iraque, a acrescentar aos 147 mil milhões dedicados às guerras do Afeganistão e do Iraque, e aos 460 mil milhões do orçamento da Defesa.

A Casa Branca diz que já gastou 96 mil milhões de dólares na ajuda aos estados devastados pelo Katrina, e acusa as autoridades locais pelo facto de o dinheiro pouco ter chegado às pessoas. 

Termos relacionados Internacional