You are here

Documentário português em destaque

A mostra Panorama 2010 destaca a obra de António Reis (1927-1991) e Margarida CordeiroArranca esta sexta-feira em Lisboa a mostra Panorama 2010, homenageando os realizadores António Reis e Margarida Cordeiro. A programação inclui debates com realizadores e a análise do actual ensino do documentário.


Esta 4ª mostra do documentário português decorre até 18 de Abril no cinema São Jorge e traz uma retrospectiva dos melhores documentários produzidos em Portugal em 2009, acompanhado por vários debates com os realizadores.

"Os debates são fulcrais para o Panorama, que quer ser construído não só pelos programadores mas também por aqueles que o visitam. Queremos criar espaços para as pessoas se encontrarem com o seu cinema e com os seus cineastas e discutiram com eles novos caminhos, reflectindo sobre aquilo que tem sido feito", disse à RTP Inês Sapeta Dias, programadora da mostra.

Na sessão de abertura da mostra será projectado "Jaime", de António Reis, um filme feito a partir da vida e obra de Jaime Fernandes, camponês, artista e doente internado no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda. Seguir-se-á um concerto de Norberto Lobo, com música inspirada neste filme de 1973.

A retrospectiva da obra de António Reis (1927-1991) e Margarida Cordeiro atravessa esta mostra, quer através dos filmes em exibição, quer dos debates em que participarão Paulo Rocha, Paulo Cunha e Victor Gonçalves. Os alunos de António Reis que têm filmes no Panorama 2010 também irão debater a experiência da Escola Superior de Cinema e a aprendizagem com um cineasta dedicado a explorar os caminhos do cinema etnográfico em zonas do país atingidas pelo êxodo rural.

O tema central da edição de 2010 - “como se ensina o documentário português?” - irá juntar na quarta-feira às 19h José Manuel Costa, Jorge Campos, Graça Castanheira, Margarida Cardoso e Teresa Garcia. A programação inclui também vários filmes produzidos na escola e os estudantes de documentário terão espaços de debate nos vários dias desta mostra.

Outro destaque do Panorama 2010 é a exibição de "48", o filme de Susana Sousa Dias que ganhou o Grande Prémio do Festival Cinéma du Réel, uma abordagem da ditadura portuguesa a partir de fotografias de prisioneiros políticos, imagens de guerra e documentários de propaganda. Passa na sala 3 do São Jorge às 19h de sábado, 10 de Abril.


Ver programa do Panorama 2010

Termos relacionados Sociedade