You are here

Director que dispensa precários ganha mais que o Presidente da CML

Carmona RodriguesO jornal Público de sexta feira revela que o director municipal, que decidiu enviar cartas de dispensa a 127 trabalhadores avençados (o que foi denunciado pelo BE), ganha mais que o Presidente da Câmara de Lisboa. O referido director municipal, Centeno Fragoso, foi nomeado para o cargo por Carmona Rodrigues e ganha 5 500 euros mensais brutos, enquanto o vencimento de António Costa não ultrapassa os 3200 euros líquidos.

Em declarações ao jornal, Centeno Fragoso explica que ganha mais que o presidente da Câmara porque tem "22 anos de carreira nos Correios", acha que o seu vencimento "não tem nada de especial" e considera que "os políticos em Portugal são mal pagos". Centena Fragoso era administrador nos CTT, quando Carmona Rodrigues, então Presidente da Câmara, o foi buscar para ser responsável de pessoal. António Costa reconduziu-o recentemente.

Centena Fragoso nega que as dispensas tenham sido arbitrárias, dizendo que "foram as chefias que indicaram as pessoas a dispensar e não a minha direcção municipal" e esclarece que "o Presidente da Câmara assumiu a responsabilidade de reavaliar" os 127 casos.

Segundo o Público, entre os avençados que receberam carta de dispensa de funções, na passada quarta feira, há dois casais sem alternativa de rendimentos e pessoas que trabalham na Câmara há sete e dez anos.

Pedro Soares do Bloco de Esquerda, em declarações ao jornal, acusou o director municipal de insensibilidade e considerou que "até tudo ser esclarecido as cartas de rescisão não devem ter efeitos práticos". Apesar de reconhecer que alguns dos trabalhadores não farão falta aos serviços, Pedro Soares exige que seja feita uma avaliação caso a caso e segundo critérios objectivos.

Termos relacionados Política