You are here

Director da Agência de Energia Atómica diz que não há provas contra o Irão

El Baradei, director da Agência Internacional de Energia AtómicaMohamed el Baradei, director da Agência Internacional de Energia Atómica, declarou que não tem provas de que o Irão quer construir uma bomba atómica.
"Vimos, no Irão, substâncias nucleares que possam transformar-se rapidamente em armas? Não. Vimos um programa activo de militarização nuclear? Não", disse el-Baradei numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN.

El Baradei afirmou que ninguém apresentou provas concretas de que o Irão esteja a construir uma arma nuclear e instou os Estados Unidos a apresentarem qualquer informação que aponte nessa direcção.

El Baradei declarou que a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) está a controlar as capacidades de enriquecimento de urânio do Irão e tenta criar condições para que o Irão e os EUA iniciem negociações, considerando que a diplomacia é a única forma de resolver o conflito.

Na entrevista, o director da IAEA censurou o bombardeamento israelita sobre supostas instalações nucleares na Síria. "Se algum país dispõe de informações que demonstrem que outro país desenvolve um programa nuclear deve informar-nos. Bombardear primeiro e perguntar depois não parece um bom sistema", sublinhou.

Termos relacionados Internacional