You are here

Dezenas de milhares marcham em Washington contra a guerra

Manifestação contra a guerra em Washington - Foto da LusaDezenas de milhares de pessoas manifestaram-se em Washington contra a guerra e pela retirada das tropas americanas do Iraque. Participaram no protesto muitas figuras públicas, entre as quais os actores Danny Glover, Susan Sarandon, Sean Penn, Tim Robbins e Jane Fonda e o reverendo Jesse Jackson.
Kevin Martin, director executivo do movimento Unidos pela Paz e a Justiça (United for peace and justice) que organizou o protesto e agrupa 1400 organizações, afirmou: "O Congresso tem de cumprir o seu papel e cortar os fundos para a guerra no Iraque e não deve deixar-se intimidar pelas tácticas de medo, usadas pelo governo de Bush".

Gritando "Bring the troops back home" ("Tragam as nossas tropas para casa") e outras palavras de ordem, dezenas de milhares de pessoas juntaram-se em frente ao Capitólio, para protestar contra a guerra e defender a retirado do exército norte-americano.

Jane Fonda, a actriz que se destacou pela oposição à guerra do Vietname e em 1972, em plena guerra, visitou Hanói, disse que há 34 anos não falava num comício anti-guerra "mas que o silêncio não é mais uma opção".

Kevin Martin afirmou ainda que opor-se à guerra no Iraque não significa "traição à pátria (como dizem alguns) precisamente porque apoiamos as nossas tropas e queremos que regressem a casa).

Kim Gaddy, presidente da organização nacional das mulheres (NOW) declarou "Queremos que os nossos soldados regressem a casa, mas não em caixões. Também estão a morrer numerosos iraquianos e tudo por uma guerra baseada em mentiras".

Anne Chay, mãe de um soldado de 19 anos que está no Iraque, viajou de longe, de Andover no estado de Massachussets para Washington, para participar no protesto e afirmou "Estou convicta que esta é a guerra do Bush. Ele tem lá os seus interesses"

No protesto participaram também veteranos da guerra e mesmo militares no activo. Um grupo de famílias de soldados mortos no Iraque trazia as suas fotos e no desfile ia também a imagem de um soldado de uniforme num caixão.

Termos relacionados Internacional