You are here

Despenalização do aborto

50 NOVOS APOIOS AO MOVIMENTO CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
julgamentoaveiroO movimento cidadania e responsabilidade pelo sim, que foi apresentado publicamente na passada 5ª feira 9 de Novembro, teve a adesão de 50 novos apoios, entre os quais se destacam as escritoras Agustina Bessa-Luís e Lídia Jorge. O movimento iniciou a recolha das cinco mil assinaturas necessárias à sua legalização durante o passado fim-de-semana.

As subscritoras e os subscritores do movimento apresentam 14 razões pelas quais declaram que irão votar sim no referendo à despenalização do aborto. No texto apresentado na conferência de imprensa realizada na passada 5ª feira em Lisboa, é salientado, entre outros pontos que "nenhuma proposta de suspensão do processo liberta as mulheres da perseguição policial e judicial" e também que "a penalização do aborto dá origem à interrupção voluntária da gravidez em situação ilegal e insegura, o que tem consequências gravosas para a saúde física e psicológica das mulheres que a ela recorrem".

O movimento, que tornou públicos 90 mandatárias e mandatários, começou a recolha das cinco mil assinaturas na Costa de Caparica e vai realizar uma acção de recolha na Rua Augusta em Lisboa, durante esta semana.

Termos relacionados Sociedade