You are here

Debate com Sócrates trata de Educação, Justiça... e Paulo Portas

Sócrates ouve críticas no debate quinzenalA avaliação dos professores foi o tema político mais discutido num debate que ficou também marcado pelas exigências de pedidos de desculpa de Sócrates a Paulo Portas e vice-versa, na sequência duma troca de acusações anterior entre Portas e o ministro Jaime Silva sobre os "calotes políticos" que ambos terão deixado por pagar na sua acção governativa.

O PSD abriu o debate com o primeiro-ministro com o tema da justiça e a nomeação falhada do director da Judiciária no Porto. Sócrates acusou o seu antecessor de ter responsabilidades no actual estado da justiça, e de ter quebrado o pacto entre os dois partidos no que respeita ao novo mapa judiciário.

Francisco Louçã centrou o seu frente-a-frente com Sócrates nas questões ligadas à política educativa e os mecanismos de avaliação dos professores que o governo quer impor nas escolas. Louçã apontou mesmo o caso de uma escola em Leiria em que chegou a ser discutida a inclusão de um critério de avaliação consoante as manifestações de discordância de cada docente em relação às mudanças no sistema educativo. O primeiro-ministro reagiu dizendo que esse caso não pode ser generalizado e não faz qualquer sentido a existência de um critério desses.

Num debate mais tranquilo do que os anteriores, José Sócrates acabou por ter o momento mais "quente" na troca de de acusações com Paulo Portas, que queria que Sócrates se demarcasse das palavras do ministro Jaime Silva. Portas tinha acusado o ministro da agricultura de ter "calotes políticos", e Jaime Silva devolveu a acusação, acusando Portas de dever explicações sobre os episódios mais atribulados da passagem do CDS pelos governos de Durão e Santana.

Sócrates recusou demarcar-se e pedir desculpas, dizendo que era Portas que devia um pedido de desculpas. "Não há caloteiros no meu governo", exclamou o primeiro-ministro. "O respeito que tinha por si, perdi-o", devolveu Portas, que anunciou à saída do debate que conta com o advogado e líder do PCTP/MRPP, Garcia Pereira, para preparar um processo por difamação contra Jaime Silva.

 


Veja aqui os vídeos do frente-a-frente Louçã/Sócrates neste debate

Termos relacionados Política