You are here

Défice recorde em Portugal

Défice recorde em Portugal - Foto de Paul Keller / FlickrAs mais recentes previsões da Comissão Europeia para Portugal indicam um défice recorde de 8%. Apontam ainda que tal situação deve perdurar no ano que vem, e até agravar-se em 2011. Face à discrepância entre os valores previstos pela Comissão e as estimativas avançadas pelo Governo, o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, já admitiu a revisão deste valor.

Até o momento, o Governo mantém a estimativa de atingir no final do ano um défice orçamental de 5,9%, valor já bastante superior aos 3,9% avançados pelo Ministro em Janeiro, altura em que o Governo aprovava o Orçamento Suplementar. Teixeira dos Santos afirmou ainda que a quebra da receita é o principal factor de explicação, e que o o aumento das despesas públicas foi feita de forma deliberada como medida de combate à crise.

Com indicadores que remetem para os anos 80, quando por duas vezes Portugal recorreu ao Fundo Monetário Internacional, e o desemprego a rondar os dois dígitos, o Governo ainda ensaia tímido o discurso da austeridade fiscal. Remetendo a revisão do valor estimado para o défice para o momento da divulgação da execução orçamental do mês de Outubro.

O agravamento do endividamento público é a realidade da maioria dos países europeus. Espanha, Grécia e Irlanda deverão fechar o ano corrente com défices acima dos 11%, sendo que Itália, Bélgica e Grécia exibirão dívidas bem acima dos 100% do PIB. Perante este cenário, a Europa vê fortemente questionado o modelo do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Termos relacionados Sociedade