You are here

Costa diz que Bloco é "parasita"

António CostaO segundo mais importante dirigente do Partido Socialista, António Costa, afirmou durante o congresso do PS que o Bloco de Esquerda "é um partido oportunista, que parasita a desgraça alheia, mas incapaz de assumir os riscos da governação". Os ataques ao Bloco foram o centro da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no seu discurso de apresentação da moção de José Sócrates ao Congresso.

No dia em que o Bloco de Esquerda comemora o seu 10º aniversário, António Costa disse que, quando este partido nasceu, ele acreditara que o PS poderia ter uma oportunidade para entendimentos que criassem soluções de governabilidade à esquerda, já que as hipóteses de acordos com o PCP estavam esgotadas. Mas afirmou-se enganado.

"Ao fim de dez anos não podemos ter mais nenhuma ilusão", afirmou, invocando a sua experiência pessoal enquanto presidente da Câmara de Lisboa.

O dirigente socialista atacou depois o movimento em direcção a uma nova convergência da esquerda, acusando-o de visar "exclusivamente dividir e enfraquecer o PS".

"Não tenhamos quaisquer dúvidas sobre aquilo que os outros querem. Quando falam da convergência da esquerda não é a convergência do conjunto das forças da esquerda, mas uma convergência que visa única e exclusivamente a divisão do PS, para enfraquecer o PS", disse.

"Só a maioria do PS [nas próximas eleições legislativas] assegura à esquerda condições de governabilidade", acrescentou.

Termos relacionados Sociedade