Controlinveste despede 122 trabalhadores

Joaquim Oliveira é o presidente da ControlinvesteA Controlinveste, um dos maiores grupos de comunicação social em Portugal, deu início a um processo de despedimento colectivo que abrange 122 trabalhadores, justificando a medida com a "retracção do mercado na área da imprensa". Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24 Horas, o gratuito Global, o desportivo O Jogo, a TSF e a Sport TV, são alguns dos órgãos de comunicação que fazem parte deste grupo.

Em comunicado divulgado pela Lusa, a administração da Controlinveste explica que "a evolução acentuadamente negativa do mercado dos media, em particular na área da imprensa tradicional e a profunda quebra de receitas do sector impõem à Global Notícias Publicações e à Jornalinveste Comunicação uma opção difícil mas inadiável: iniciar um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores, em diferentes áreas das duas empresas".

A Controlinveste, empresa que soma cerca de 1000 trabalhadores, diz que a decisão foi "assumida na plena consciência dos custos sociais que provoca", defendendo-se com o argumento "de que só uma empresa viável pode garantir a sobrevivência de várias centenas de postos de trabalho e a continuidade dos inestimáveis serviços que os jornais, alguns deles centenários, vêm prestando à comunidade".

Segundo o Expresso online, os despedimentos afectarão igualmente todos os jornais do grupo, mas poderão ser especialmente sentidos nas delegações no Porto dos diários com sede em Lisboa.

O Sindicato dos Jornalistas considera insuficiente a justificação avançada pela Controlinveste. "Mesmo que haja necessidade de despedimento colectivo, antes de chegar a isso é preciso decidir alternativas e a administração do grupo deveria ter falado com os sindicatos", disse à Lusa o presidente do Sindicato, Alfredo Maia, que adiantou também que "menos de metade" dos dispensados serão jornalistas.

Termos relacionados Sociedade