You are here

Conselho de Segurança

EUA VETAM RESOLUÇÃO DA ONU QUE CONDENA MASSACRE EM GAZA
boltonOs Estados Unidos vetaram ontem no Conselho de Segurança da ONU um projecto de resolução apresentado pelo Qatar que condenava as operações militares de Israel na Faixa de Gaza, e  pedia a retirada das suas tropas dos territórios ocupados.
John Bolton, embaixador dos Estados Unidos na ONU, justificou o veto dizendo que a resolução era dirigida contra Israel e politicamente motivada. "Esta resolução não apresenta uma caracterização imparcial dos recentes acontecimentos em Gaza nem avança a causa da paz israelo-palestiniana pela qual aspiramos e pela qual estamos a trabalhar assiduamente."

O documento teve dez votos a favor, um contra - o dos Estados Unidos, e quatro abstenções (Dinamarca, Reino Unido, Japão e Eslováquia). A resolução foi rejeitada porque o voto contra foi apresentado por um membro permanente do Conselho. Foi a segunda vez que os EUA vetaram uma resolução do Conselho de Segurança este ano. Antes, John Bolton bloqueara em Julho uma resolução sobre a ofensiva desencadeada por Israel depois da captura de um soldado israelita por militantes palestinianos.

Um porta-voz do governo palestiniano acusou Washington de dar cobertura ilimitada a mais massacres de palestinianos inocentes. "É uma vergonha para a administração americana, que diz que está a promover os direitos humanos e a democracia no Médio Oriente."

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, disse que o veto vai aumentar a fúria contra Israel. A Liga Árabe está a preparar uma reunião de emergência no Cairo este domingo.

Termos relacionados Internacional