You are here

Congresso do NPD

NAZIS VOLTAM A BERLIM
Alemanha NPD“Bem-vindos à capital do Reich”, foi com estas palavras reveladoras que Udo Voigt, presidente do Partido Nacional Democrático (NPD), o principal partido neonazi alemão abriu o congresso, desta formação, em Berlim.Pela primeira vez, depois da Segunda Guerra Mundial, os Nazis reuniram-se na capital alemã. Numa altura em que a crise social que vive a Alemanha ameaça aumentar a sua influência e, eventualmente, permitir a sua eleição para o Bundestag em 2009. Os 260 delegados de toda a Alemanha reunidos nos dias 11 e 12 de Novembro fizeram o balanço do crescimento do NPD.
Em 2004, obtiveram 9,2% no Parlamento regional do Saxe e há dois meses entraram no Parlamento regional de Mecklemburgo-Pomeránia com 7,3% dos sufrágios.
Segundo um estudo recente da Fundação Friedrich Ebert, ligada aos social-democratas do SPD, as ideias da extrema direita têm tendência a banalizar-se.
No país têm-se multiplicado actos de violencia nazi. Por exemplo, a 9 de Novembro, quinze neonazis retiraram as flores depositadas num monumento em homenagem às vítimas judias da “Noite de Cristal”, em 1938.Numa escola foram queimados exemplares do Diário de Anne Frank. O presidente do Conselho Central dos judeus na Alemanha, afirmou que este clima de ascenso da extrema-direita lhe recordava o período depois de 1933, marado pela ascensão de Hitler ao poder. Apesar de exagerada, esta situação preocupa as autoridades de Berlim.

 

Termos relacionados Internacional