You are here

Concentração de emigrantes 5ª feira no Rossio em Lisboa

Manifestação de emigrantes em Paris, em Março passadoEmigrantes portugueses residentes em vários países do mundo, sobretudo em França, vão concentrar-se quinta-feira no Rossio, em Lisboa. "A razão principal da concentração é o encerramento de 11 consulados portugueses no mundo, quatro dos quais em França", disse à Agência Lusa António Ferreira, porta-voz do colectivo de defesa dos consulados de Portugal em França. "Até agora, os emigrantes tinham apenas direito à música pimba, agora também temos uma política pimba", salientou António Ferreira, referindo que a concentração no Rossio serve igualmente para criticar "o virar de costas do governo aos emigrantes".

De acordo com António Fonseca, os emigrantes "sentem-se abandonados" pelo governo, que apenas tem "defraudado promessas" e "nada tem feito" em prol das comunidades portuguesas.

Além do encerramento dos consulados, os emigrantes vão também denunciar os problemas existentes com o ensino do português no estrangeiro, a falta de legislação que permite eleições no Conselho das Comunidades Portuguesas e o fim do porte-pago dos jornais regionais para o estrangeiro.

As comissões dos ex-militares no Luxemburgo e em França vão igualmente participar na concentração para reivindicarem a contagem do tempo de serviço militar para efeitos de reformas aos ex-combatentes emigrados.

Segundo António Fonseca, a concentração deverá reunir, ao longo de duas horas, cerca de 500 pessoas, a maioria residente em França, país onde o governo quer encerrar mais consulados.

Termos relacionados Sociedade