You are here

Combustíveis dos mais caros da UE

gasolinaSegundo o DN de hoje, a gasolina é em Portugal a terceira mais cara da Europa e os combustíveis sobem mais em Portugal que na União Europeia.
Em 2006, mesmo descontando os impostos, a gasolina continuou a subir de preço ao contrário da maioria dos países da UE, onde os preços até desceram devido à baixa do preço do petróleo. 
Comparando o preço da gasolina sem impostos, em 2006 na UE a 25, verifica-se que desceu em 21 países e subiu apenas em 4 (Finlândia, Portugal, Chipre e Eslovénia). Portugal foi o segundo país onde as gasolineiras mais aumentaram o preço.
Quanto ao gasóleo, em 2006 o seu preço baixou em 17 países da UE, e subiu em 8, em Portugal subiu 0,44%.

Portugal foi em 2006 o segundo país da Europa onde os preços da gasolina, sem impostos, mais subiram 0,88%.

Incluindo os impostos a gasolina em Portugal é a terceira mais cara da Europa, superior à média da UE a 25, e o gasóleo o quinto mais caro.

Em Janeiro de 2007 o preço da gasolina, sem impostos, baixou 4%, mas na União Europeia o preço baixou mais. No gasóleo a situação é semelhante, o preço sem impostos baixou 5%, uma descida inferior à verificada em 20 países da UE e inferior à média.

Três operadores detêm 70% do mercado nacional de venda de combustíveis a retalho. A GALP detém 30%, a BP e a Repsol cerca de 20% cada. Estas três empresas, mais outras três (Cepsa, Total e Esso) detêm no total cerca de 90% do mercado retalhista dos combustíveis.

Termos relacionados Sociedade