You are here

China: PIB cresce 11,9% no 1º trimestre de 2010

Analista prevêem que se conseguir manter o crescimento a uma taxa sustentável, a China poderá superar o Japão e tornar-se na segunda maior economia do mundo ainda este ano.

Made in ChinaAnalista prevêem que se conseguir manter o crescimento a uma taxa sustentável, a China poderá superar o Japão e tornar-se na segunda maior economia do mundo ainda este ano.

A economia da China cresceu a um índice anual de 11,9% no primeiro trimestre deste ano, um valor muito superior ao mesmo período no ano passado, em que a taxa registada foi de 6%, e ligeiramente mais alta que o trimestre anterior, que marcou um crescimento de 10,7%

O crescimento anunciado nesta quarta-feira também é ligeiramente mais alto do que o esperado pelo mercado. Ao mesmo tempo, o índice de inflação foi surpreendentemente baixo, 2,2%.

Os dados deste 1º trimestre marcam a maior subida trimestral em quase três anos - desde o 2º trimestre de 2007, quando superou os 12%.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, entre Janeiro e Março de 2010 o PIB chinês ascendeu a 864 mil milhões de euros. Segundo Li Xiaochao, "o ritmo de recuperação económica nacional expandiu-se ainda mais, assentando uma boa base para conseguir os objectivos de todo o ano."

Analistas económicos consideram que os números reflectem o grande pacote de estímulo fiscal do governo, que fez crescer a confiança do consumidor e os seus gastos.

Mas outros especialistas crêem que o pacote pode trazer problemas para a economia chinesa.

"Há especulações sobre um aumento da taxas de juros, mas agora, dada a baixa inflação, é possível que haja uma valorização do yuan", disse Glenn Maguire à BBC.

Outra analista, Linda Duffin, considera que se o governo chinês conseguir manter o crescimento a uma taxa sustentável, a China poderá superar o Japão e tornar-se na segunda maior economia do mundo ainda este ano.

Termos relacionados Internacional