You are here
CGTP na rua em protesto contra a política de emprego
A CGTP organiza hoje uma jornada nacional de luta, que pretende dar continuidade ao sucesso de mobilização do "Protesto Geral" de Outubro passado. Para o início da tarde está marcada uma manifestação em Lisboa, com dois pontos de partida diferentes: às 14h30 os trabalhadores da administração pública encontram-se nos Restauradores e os do sector privado no Saldanha, unindo-se mais tarde, já a caminho do parlamento. Os organizadores esperam a participação de dezenas de milhares de trabalhadores.
As principais reivindicações que farão parte das palavras de ordem na manifestação estão expressas no manifesto que a convoca: a melhoria dos salários e a dinamização da contratação colectiva; a oposição às políticas do desemprego, da precariedade e da flexisegurança; a recusa da diminuição do valor das pensões; e a defesa de serviços públicos de qualidade com um emprego público dignificado.
"Juntos pela mudança de políticas" é o lema desta manifestação que também servirá, de acordo com os dirigentes da CGTP, para fazer o balanço de dois anos de governo PS. O aumento do desemprego, a quebra nos salários reais, os ataques à segurança social e ao sistema público de saúde, o modelo de desenvolvimento assente nos baixos salários e qualificações e no aumento da precariedade e o incumprimento das promessas feitas em campanha eleitoral são os principais elementos da avaliação feita pela central sindical ao executivo de José Sócrates, apresentadas em conferência de imprensa na passada segunda-feira.