You are here

Centenas de pessoas no primeiro MaydayPorto

Acção prévia ao primeiro MaydayPorto 2009. Foto de Pedro FerreiraAlém do protesto dos precários na capital, o Mayday chegou este ano pela primeira vez à cidade do Porto e contou com a participação de mais de 400 pessoas, num cortejo com muita rebeldia e festa que acompanhou a manifestação da CGTP. Os organizadores da Parada revelaram-se muito satisfeitos e garantem que ela vai repetir-se para o ano.  

O MaydayPorto teve início com um pic-nic na praça dos Poveiros. De seguida, os manifestantes fizeram o percurso até à Câmara Municipal onde se integraram no cortejo da CGTP.

Começaram por ser cerca de três centenas, mas a animação e vivacidade da Parada foi tal que muitos dos que assistiam ao desfile acabaram por se lhe juntar, acedendo ao repto dos manifestantes: "sai do passeio vem para o nosso meio". A meio do percurso já eram mais de 400 os precários em protesto no distrito que reúne um quarto dos desempregados do país.

Às 16h30, Mayday Lisboa e Mayday Porto organizaram uma acção simultânea, batendo os pés no chão contra a precariedade. "Se todos os precários baterem o pé, o mundo treme, precários de todo o mundo uni-vos" foi uma das letras das muitas palavras de ordem musicais entoadas pelos manifestantes a Norte. A música de Zeca Afonso também não foi esquecida: O precário sem carreira vinha em sentido diferente/ Saiu à rua, saiu à rua/ e juntou-se um mar de gente".

Cristina Andrade, do MaydayPorto e do FERVE (Fartos Destes Recibos Verdes), em declarações ao Esquerda.net, mostrou a sua satisfação com a iniciativa. "O balanço é muito positivo, foi a primeira vez que realizámos esta Parada no Porto, e deu-nos muita força para continuar", garantindo que para o ano a Parada repete-se nesta cidade.

Vê aqui alguns vídeos da Parada Mayday no Porto

Termos relacionados Política