Câmara de Lisboa

SALAS DE INJECÇÃO ASSISTIDA SERÃO ARTICULADAS COM O IDT
Salas de injecção assistidaA Câmara de Lisboa aprovou a criação de salas de injecção assistida, com a denominação de "instalações de consumo apoiado para a recuperação". Por proposta do vereador José Sá Fernandes essas unidades serão criadas de acordo com a lei e em articulação com o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e só depois do diálogo entre diferentes entidades será decidida a sua localização.

Por diversas vezes, o Vereador Sérgio Lipari apelidou as Salas de Injecção Assistida como "antecâmaras da morte" e insistia em duas localizações para as estruturas que denominou por "Instalações de Consumo Apoiado para Recuperação (ICAR)". Porém, face à argumentação apresentada na reunião da CML de 4ª feira, por volta das 21h, deu-se a reviravolta da sua posição e da maioria.

As novas unidades que vão ser criadas pela decisão da Câmara de Lisboa têm de incluir, obrigatoriamente, as salas de injecção assistida previstas na lei e a sua localização e modo de funcionamento têm de ser articuladas com o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), as Freguesias e as ONG's, somente após o diálogo com todas estas entidades é que a localização das Salas de Injecção Assistida será conhecida.

Aceda aqui à proposta apresentada pelo vereador Sá Fernandes

Mais informação em lisboaegente.net