You are here

Buzinão no Porto foi um sucesso

Governo quer introduzir portagens, contrariando os critérios que tinha definido. Foto davipt/FlickrForam muitos os automobilistas a juntarem-se ao protesto contra a introdução de portagens nas SCUT do Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata.

 

Entre as 8h e as 9h da manhã, a Rotunda dos Produtos Estrela foi o palco para um intenso buzinão por parte dos automobilistas, incentivados por duas dezenas de activistas contra o pagamento de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).

"Correu muito bem", disse José Rui Ferreira à agência Lusa, "os automobilistas, lendo os painéis que colocámos na rotunda dizendo 'não às portagens' começaram logo a buzinar".

No panfleto distribuído aos automobilistas, as comissões de utentes lembram que o programa deste governo referia que as portagens não seriam introduzidas nas três SCUT - Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata - "enquanto se mantiverem as duas condições que justificaram, em nome da coesão nacional e territorial, a sua implantação". Essas condições passam por as SCUT se localizarem em regiões cujos indicadores de desenvolvimento socioeconómico são inferiores à média nacional e não existirem quaisquer alternativas no sistema rodoviário.

São critérios que, na opinião das comissões de utentes, justificam a não introdução de portagens naquelas regiões. Mas, "estranhamente, o senhor ministro das Obras Públicas anunciou que a introdução de portagens vai para a frente", prosseguiu José Rui Ferreira, queixando-se também da falta de resposta do ministro ao pedido de audiência entregue há mais de um mês pelas comissões de utentes..

 


Leia também:

 

SCUT: Buzinão no Porto contra introdução de portagens 

 

Termos relacionados Sociedade