You are here

Bragaparques, PJ faz buscas na Câmara de Lisboa

Câmara Municipal de LisboaDezenas de inspectores da PJ e 6 magistrados do Ministério Público realizaram buscas nas instalações da Câmara Municipal de Lisboa. As buscas estão relacionadas com o caso Bragaparques e envolveram os gabinetes do presidente, Carmona Rodrigues, e dos vereadores Fontão de Carvalho e Gabriela Seara.
No passado dia 12 de Janeiro o Ministério Público decidiu acusar o administrador da Bragaparques Domingos Névoa de tentativa de corrupção do vereador Sá Fernandes, que vem há muito denunciando situações de favorecimento da Câmara à Bragaparques. A última denúncia feita pelo vereador, na passada 6ª feira, foi de favorecimento da CML num empreendimento na zona da Estefânia. Os agentes da PJ fizeram buscas aos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, nos Paços do Concelho e no edifício do Campo Grande, onde se encontram os departamentos de Urbanismo e de Finanças. No edifício dos Paços do Concelho as buscas decorreram nos gabinetes do presidente, Carmona Rodrigues, do vice-presidente Fontão de Carvalho, e da vereadora do urbanismo, Gabriela Seara. Foram ainda feitas buscas na sede da Bragaparques, em Braga.

Estas investigações estão a cargo da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica (DCICEF) e constituirão a segunda fase da investigação da PJ sobre os negócios entre a Câmara e a Bragaparques. Já a 6 de Dezembro de 2005 a PJ fez buscas nos departamentos de Urbanismo e do Património da Câmara de Lisboa e na sede da Bragaparques em Braga, para investigar a permuta de terrenos Parque Mayer/Feira Popular.

As investigações decorrem na sequência da acusação do Ministério Público da tentativa de corrupção do vereador Sá Fernandes, que denunciou o ano passado que Domingos Névoa, administrador da Bragaparques, tentou "comprá-lo", por 200 mil euros, para que fizesse uma declaração dizendo que a permuta Parque Mayer/Feira Popular era um "negócio bem feito".

Na passada 6ª feira, 19 de Janeiro, o vereador independente eleito pelo BE fez nova denúncia de favorecimento da Câmara de Lisboa à Bragaparques, num empreendimento na zona da Estefânia, projecto "Estefânea Plaza", aprovado pela autarquia sem que tivessem sido feitas as alterações antes exigidas pelo município e que tinham levado a anterior indeferimento.

Notícias anteriores do Esquerda.net:

Sá Fernandes denuncia favorecimento à Bragaparques 19-Jan-2007

Fim-de-semana a convite da Bragaparques 19-Jan-2007

Segundo Sá Fernandes, Carmona Rodrigues mentiu 15-Jan-2007

Bragaparques, Sá Fernandes exige que Câmara revele negócios 14-Jan-2007

Tentativa de corromper Sá Fernandes 23-Dez-2006

Dossier Escândalos na Câmara de Lisboa

Termos relacionados Política