Bloco propõe suspensão do regulamento das custas judiciais

27 de April 2009 - 20:48
PARTILHAR

Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda - Foto de Paulete Matos

O Bloco de Esquerda apresentou nesta Segunda feira, nas suas Jornadas Parlamentares que se realizam em Braga, um projecto de lei que propõe a suspensão do Regulamento das Custas Processuais, que entrou em vigor na semana passada.

O grupo parlamentar do Bloco considera que o encarecimento do acesso à justiça e a imposição do pagamento duma só vez das custas "só virão contribuir para reduzir drasticamente o recurso dos cidadãos aos tribunais". 

No projecto o Bloco considera que o novo regulamento trouxe "uma maior desorientação aos cidadãos" e criou condições "para aumentar a perda de confiança na justiça e nos tribunais". Salienta ainda que se verificaram alterações profundas e dramáticas na economia mundial, com repercussões significativas em Portugal, desde a aprovação do regulamento. O Bloco considera que esta situação "impõe uma ponderação do novo regime à luz das novas circunstâncias económicas e financeiras".

As jornadas parlamentares prosseguirão nesta Segunda feira e Terça feira.

Leia notícia anterior no esquerda.net (Jornadas parlamentares do Bloco debatem crise social) e o programa completo das jornadas