You are here

Bloco na rua contra o aumento dos preços

Jornal de Fevereiro 2008 do Bloco de EsquerdaA Jornada Nacional de Protesto contra o Aumento dos Preços e o Desemprego, convocada pelo Bloco para esta sexta-feira, surge numa altura em que é anunciada a subida do preço do leite em dez cêntimos, um aumento de 15,6%. Todos os autarcas e deputados bloquistas estarão nas ruas em todos os distritos do país e distribuirão 200 mil exemplares do jornal.

"Vamos para a rua ouvir as pessoas, mas também apresentar as nossas ideias, provar que há alternativas de esquerda", afirmou à agência Lusa o deputado e coordenador da comissão política do Bloco Francisco Louçã, que fará uma intervenção pública à tarde, na baixa do Porto.

No resto do dia, dirigentes e deputados do Bloco vão estar junto às fábricas e terminais de transportes para distribuírem 200 mil jornais sobre esta iniciativa.

"Queremos valorizar, claro, a crítica ao Governo de José Sócrates, mas também as alternativas. Queremos mostrar que há políticas alternativas consistentes, e de esquerda, à política desgraçada do Governo", afirmou Louçã.

O aumento dos preços dos bens essenciais vai agravar-se ainda mais no mês de Fevereiro, altura em que os portugueses devem passar a pagar mais dez cêntimos por litro. A Lactogal, que distribui algumas das marcas mais consumidas, praticamente deixou de distribuir nas grandes superfícies, uma situação que normalmente antecipa a subida de preços.

Contactado pelo Correio da Manhã, um distribuidor afirmou explica a razão para esta ruptura de stock: "Quem distribui não tem interesse em colocar leite nas prateleiras dos supermercados nesta altura, sabendo que o pode vender a mais dez cêntimos o litro daqui por duas semanas", acrescentando que "dez cêntimos por litro representa muitos milhões ganhos assim de uma hora para a outra".

Termos relacionados Política