You are here

Bloco exige reacção do Governo à situação da Platex

Os trabalhadores debateram a situação da PlatexOs trabalhadores da IFM-Platex, em Tomar reuniram-se hoje para debater a situação da empresa e decidiram suspender os contratos de trabalho, sob a pressão dos salários em atraso, na sequência de uma situação de lay-off que se arrasta há já vários meses. O Governo tem prometido e adiado sistematicamente uma intervenção na empresa.

A Platex é uma empresa que exporta 60% da sua produção, tem encomendas e emprega mais de 200 trabalhadores. Entrou em lay-off por não ter liquidez para as matérias-primas. É apenas mais um exemplo das muitas empresas que enfrentam dificuldades de crédito na actual conjuntura.

A Candidatura do Bloco de Esquerda no Distrito de Santarém declarou em comunicado que “é responsabilidade do Estado responder à urgência económica em que consiste uma eventual falência da Platex e à urgência social em que se encontram os seus trabalhadores”. “É necessário proceder a uma análise financeira da empresa para aferir da sua viabilidade e detectar eventuais situações fraudulentas e, caso se confirme a viabilidade, usar os meios financeiros disponíveis para assegurar que a Platex ultrapassa a actual crise de liquidez e garantir os empregos que estão hoje em risco”, diz o Bloco.

O Bloco de Esquerda de Santarém pergunta ainda: “Quanto tempo mais vai demorar o Governo a intervir sobre esta situação? O que tem feito e o que tem a dizer o Dr. Jorge Lacão, membro do Governo e candidato à Assembleia da República pelo Distrito de Santarém? Vai o Dr. Jorge Lacão ouvir os trabalhadores da Platex durante esta campanha eleitoral? O Bloco de Esquerda exige que a situação da Platex tenha um tratamento tão pronto e eficaz como o que tiveram os grupos financeiros que o Governo socorreu da sua própria incompetência e irresponsabilidade.”

Ler mais sobre a situação da Platex

Termos relacionados Sociedade