You are here

Bloco de Esquerda discute pobreza com Bispo do Porto

D.Manuel ClementeO desemprego, a desprotecção social dos imigrantes, o abandono escolar e as baixas pensões de reforma foram alguns dos assuntos discutidos na reunião que juntou à mesma mesa o Bispo do Porto e o Bloco de Esquerda. D.Manuel Clemente realçou a importância dos partidos para "acordar o Estado e activar a sociedade" e apelou para uma "frente comum" no combate à pobreza.
 

Os problemas da integração dos imigrantes e a desprotecção social a que estão votados foram algumas das preocupações de D. Manuel Clemente. O Bispo do Porto manifestou também a sua inquietação com o desemprego que obriga a uma forte emigração para Espanha, em profissões não qualificadas, originando uma desestruturação das famílias, e considerou o "preocupante" abandono escolar como "uma pobreza a prazo"

O Bloco de Esquerda lembrou ainda a solidão dos idosos que se torna "mais preocupante pelo despovoamento do centro histórico do Porto ou pela agonia das aldeias do interior do distrito, rompendo laços de vizinhança e inter-ajuda, acrescentando isolamento e exclusão à pobreza"

Também em realce estiveram as baixas pensões de reforma e as baixas prestações do Rendimento Social de Inserção, que no distrito do Porto atinge cerca de 40% do total nacional.

O Bloco denunciou também a dificuldade de acesso ao Complemento Solidário para Idosos em virtude deste depender dos rendimentos dos filhos, lembrando que o Governo PS recusou uma proposta sua de não incluir esse rendimento, o que "está a impedir muitas dezenas de milhares de idosos sem apoio financeiro dos filhos de terem acesso ao Complemento."

Termos relacionados Política