You are here

Bloco arrasa política ambiental de Rui Rio

O presidente da Cãmara do Porto viu a única praia da cidade com Bandeira Azul perder o galardãoA cidade do Porto perdeu a sua única Bandeira Azul, que tinha sido atribuída há apenas um mês atrás à praia do Homem do Leme, e cujas análises vieram agora detectar falta de qualidade da água. O Bloco do Porto lembra que o presidente da Câmara fez deste galardão a sua "coroa de glória", mas que agora cai por terra, "consequência da actuação apressada, atabalhoada e trapalhona do executivo de Rui Rio". Em comunicado, o Bloco critica duramente a política ambiental da coligação que governa a cidade.  


O BE/Porto considera que a perda da Bandeira Azul da Praia do Homem do Leme "é consequência da actuação apressada, atabalhoada e trapalhona do executivo de Rui Rio". Os bloquistas portuenses lamentam que "em vez do trabalho sério e consistente", Rui Rio tenha preferido fazer da obtenção, a qualquer preço, da Bandeira Azul para uma praia do Porto, a sua "coroa de glória", para se lançar logo a seguir numa "formidável campanha de propaganda" sobre a "excelência do trabalho desenvolvido".

A última análise à unica praia do Porto com Bandeira Azul revelou uma deterioração da qualidade da água, a ponto de esta descer abaixo dos critérios para a aceitação deste galardão, que tinha sido atribuído há penas um mês. Para o Bloco de Esquerda, este revés é apenas a ponta do iceberg da "nada famosa" política ambiental da autarquia, salientando a "especial atracção do executivo de Rui Rio para comprar eventos fortemente poluidores e também geradores de gases de efeito de estufa, como a neve artificial na rua 31 de Janeiro, corridas de automóveis, acrobacias de aviões".

O BE sublinha ainda que "no Parque da Cidade, a diminuição da área verde prossegue a ritmo acelerado, com a edificação resultante da entrega de terrenos ao Sport Clube do Porto". E lamenta ainda que a extensão dos corredores Bus tenha diminuiu dez quilómetros (de 32,6 kms em 2003 para 21,3 kms em 2006), desde que a cidade é governada pela coligação PSD/CSD-PP.

Para o BE "a política de Rui Rio, não está a contribuir para a tão necessária revitalização demográfica, ambiental, social, económica e cultural da cidade do Porto, ao contrário, cada dia que passa, é mais um passo na 'morte lenta' da cidade do Porto".

Termos relacionados Política