You are here

Ban-Ki-moon quer investigação a ataques de Israel

Secretário-geral da ONU chocado ao ver destruição na visita a Gaza. Foto Thomas Hawk/FlickrO secretário-geral das Nações Unidas deslocou-se a Gaza e assistiu à devastação provocada pelos bombardeamentos israelitas. Ban Ki-moon quer uma investigação aos ataques a escolas e instalações da ONU, atingidas pela aviação de Telavive com bombas de fósforo branco proibidas pela Convenção de Genebra, tendo morrido dezenas de refugiados.

 

Ao todo, a aviação de Telavive terá atingido cinquenta instalações das Nações Unidas, que protegiam os refugiados e concentravam a ajuda humanitária enquanto esteve disponível. O secretário-geral da ONU  expressou solidariedade com a população e os seus funcionários que estiveram sempre no terreno, sob os raides aéreos que fizeram mais de 1300 mortos e 5500 feridos em 22 dias.

"Apenas vi uma parcela da destruição. Isto é chocante e alarmante", disse Ban Ki-moon junto a um dos armazéns de ajuda alimentar destruído pelos militares israelitas, antes de exigir uma investigação aos bombardeamentos sobre alvos das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU apelou às facções palestinianas para se unirem em torno de Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestiniana, mas em resposta, a poucos metros do local, um comício do Hamas apelava ao reconhecimento internacional do seu governo em Gaza.

As tropas israelitas têm quase concluída a retirada militar, prevista para antes da tomada de posse de Obama, e milhares de palestinianos regressam agora ao que resta das suas casas, procurando sobreviventes dos bombardeamentos por entre os destroços. A ONU calcula que haja 50 mil pessoas sem abrigo e 400 mil sem acesso à água.

O tipo de armamento usado nos bombardeamentos de Israel também foi o alvo de críticas do director de operações da ONU em Gaza, por causarem ferimentos "horrendos" em crianças. "Não são arranhões ou ferimentos à bala, estas crianças foram atingidas por fragmentos de bombas na maioria das vezes", afirmou John Ging.

Termos relacionados Internacional