You are here

Ban Ki-moon

SUBSTITUTO DE KOFI ANNAN É SUL-COREANO
bankimoonlusa061009O Conselho de Segurança da ONU decidiu ontem que o sucessor de Kofi Annan no cargo de secretário-geral da ONU será o sul-coreano Ban Ki-moon, actual ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país. A decisão será ainda ratificada pela Assembleia Geral na quinta-feira, mas não deve haver surpresas. Ban Ki-moon tomará posse no dia 1 de Janeiro de 2007, para um mandato de cinco anos.

Ban Ki-moon, que já foi embaixador da Coreia do Sull em Washington, é considerado uma pessoa próxima do governo norte-americano. Segundo o El País, trata-se de um diplomata com pouco carisma, e teme-se que não tenha o perfil adequado para recuperar a moral da instituição depois dos casos de corrupção, das divisões e do bloqueio diante de decisões de emergência.

O sul-coreano será o segundo asiático a assumir a condução da ONU, depois do birmanês U Thant, que foi secretário-geral entre 1961 e 1971.

A ONU tem actualmente 9 mil funcionários e é responsável por 18 operações de manutenção de paz no mundo, com mais de 90 mil capacetes azuis.

O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, saudou a decisão e disse que o seu país espera que o novo secretário-geral dê passos significativos na reforma da instituição logo que assuma o cargo.

Termos relacionados Internacional