You are here

Avança retirada de carris da linha do Tua

Linha do Tua foto de mostlybytrain / FlickrUma empresa da zona do Porto já iniciou a retirada das travessas e carris da Linha do Tua, em alguns troços os carris continuam a ser furtados e destruídos.

Segundo o Movimento Cívico da Linha do Tua (MCLT), continuam a ser furtados e destruídos os carris no troço, já desactivado, entre Carvalhais e Bragança. Segundo o activista Daniel Conde, na freguesia de Romeu, Mirandela, já há entulho acumulado em frente à ponte e a passagem de nível foi destruída, os carris estão retorcidos e há montes de terra em cima do canal.

A Refer já afirmou que a intervenção da empresa tem a ver com os estudos geológicos para a construção da barragem do Tua, garantindo que os trabalhos "vão continuar". Sobre os furtos e destruições, a empresa garantiu não saber de nada, tendo o próprio chefe da linha se deslocado ao local para confirmar a situação e apurar responsabilidades.

Cerca de três quilómetros, compreendidos entre o túnel de Foz Tua e o apeadeiro de Tralhariz (Carrazeda de Ansiães), já não possuem carris. João Branco, da Quercus, considera uma ilegalidade o que estão a fazer e que a destruição da Linha do Tua constitui um rude golpe nas aspirações de desenvolvimento de um turismo ferroviário.

Termos relacionados Sociedade